Quando você está na casa dos 30, já acumulou algumas coisas... principalmente se já tem casa própria. Aí chega aquele momento que você decide fazer um intercâmbio ou morar um tempo fora do país, vai devolver sua casa de aluguel ou alugará seu apartamento para alguém, provavelmente você precisará vender algumas de suas coisas.
Essa é uma das horas mais difíceis, pois foram coisas que só você sabe o quanto lutou para conseguir: aquele carro que já te proporcionou conforto e te levou a tantos lugares, aquele sofá que você relaxa depois de um longo dia de trabalho e aquela mesa em que você recebeu tantos amigos... Mas não tem jeito, é chegada a hora do adeus!
Estudando sobre intercâmbio, percebo que a prática do desapego é dolorosa e inevitável. A partir do momento que você, (que começa a desfrutar da tão sonhada autonomia e estabilidade trazidos pelo casamento e/ou conquista da casa própria) se dispõe a viajar pelo mundo com sua (seu) companheira (o) por um período mínimo de 1 ano, se desfazer de bens é uns dos primeiros quesitos a serem preenchidos, pelo simples fato de ser impossível levá-los nessa jornada! Por outro lado, chegar em um novo país apenas com algumas malas, te dá uma liberdade automática, que te proporcionará aventuras, prazeres, incertezas que aguçam a imaginação.
Nós tivemos sorte por eu (Alexandre) ter uma suite na casa dos meus pais onde conseguirei alocar alguns móveis, e um outro cômodo no fundo de casa para guardar geladeira, fogão e máquina de lavar, (deixaremos estes itens por simples precaução, pois se não nos adaptarmos, ou formos impedidos por qualquer motivo de continuarmos no exterior após o primeiro ano, teremos o básico para retomar nossa vida por aqui) mas algumas coisas foram inevitáveis de serem vendidas.
No nosso caso disponibilizamos uma televisão, pois tinha duas, um enorme sofá, um microondas e nosso aquário. A TV e o microondas não precisamos anunciar porque eu vendi para dois colegas de trabalho.
Tivemos que nos desfazer de nosso sofá por questão de espaço, não tínhamos onde deixá-lo. Foi com grande pesar, pois lá passamos ótimos momentos assistindo séries, filmes, partidas de futebol, sempre acompanhados de drinks e petiscos.
A venda do nosso aquário se deve mais por dó de ter que desativar toda essa estrutura, ele está muito novo. E apesar te receber propostas baixíssimas, consegui fechar a venda durante a composição deste post.
O TAL DO OLX
O OLX honra seu slogan da forma mais cruel possível. É tão rápido que você é forçado a se desapegar como se estivesse depilando com cera, não dá tempo nem de se despedir direito do seu bem.
Eu anunciei o sofá na madrugada de sábado para domingo, acordei com o whatsapp apitando, já eram dois querendo o bendito. Como sempre, vão chorar muito no preço (eu disse muuuuito), mas consegui segurar no meu propósito inicial. Minha sorte é que minha vizinha viu o anúncio e aceitou o preço que eu estava pedindo, ou seja, as 14:00 do domingo o sofá estava vendido e entregue.
Como não teríamos lugar para sentar nem sequer para ver o jogo do Brasil, nossa vizinha nos emprestou o sofá cama dela (que o meu sofá substituiu) e pediu para que eu anunciasse para ela.
Assisti ao jogo do Brasil nele e, a noite eu anunciei. Meu Deus, foram 7 chamadas diferentes no whatsapp até segunda de manhã, ao meio dia ele estava entregue, e nós sentandos no chão.
DICAS PARA ANUNCIAR E VENDER UM PRODUTO
Primeiro lugar, preocupe-se (e muito) com as FOTOS, a qualidade ajuda demais na hora da venda. Use mesmo a teoria do McDonalds, em que você compra aquela bela imagem que vê na propaganda. Peça ajuda a algum amigo ou parente com noção de fotografia, enquadramento, captação de iluminação, caso você não tenha. Não se preocupe com câmera, se você tem um bom smartphone, vai servir. Mas, para mim, o principal se chama PÓS PRODUÇÃO. Veja o meu exemplo.
Sentiu a diferença?
Segundo lugar, capriche na descrição. busque e enfatize as principais características e qualidades do que está vendendo e realce, mostrando o porque aquilo é importante.
Vamos lá, quando anunciei este sofá, coloquei: "TODO FEITO EM COURO SINTÉTICO, INCLUSIVE AS ALMOFADAS", e ressaltei "TORNANDO A LIMPEZA FÁCIL, BASTA UM PANO E UM DETERGENTE NEUTRO, IDEAL PARA QUEM TEM CRIANÇAS EM CASA". Pronto, quando falei "ideal para quem tem crianças", as mães nem leram o resto do anúncio.
Terceiro lugar, defina seu preço ideal, um intermediário(que é o mínimo pro cliente) e o seu mínimo(que será sua cartada final). A primeira coisa que vão te perguntar é, "Qual o mínimo que você faz nele?", aí você fala quanto você investiu naquilo, que tem pouco tempo de uso, que não tem detalhes a serem questionados e que o preço é o do anúncio (o ideal), mas está pensando em considerar X (preço intermediário), se você vier buscar hoje, por exemplo. E ressalte as características que podem agradar ao comprador.
Se ele ainda não concordar com seu preço intermediário, peça para ele fazer uma proposta. Se a proposta ele atingir o seu valor mínimo, venda caso não tenha outros interessados, se não, agradeça mas diz que vai aguardar outras propostas, nunca revele esse valor mínimo seu, fique sempre no intermediário.
Quarto lugar, analise a reação das pessoas para compor a sua reação. Baseando em algumas que eu conheço - leia-se minha esposa e minha irmã - posso dizer que vender para mulher é uma maravilha, se ela quer, ela não esconde, muitas vezes, a terceira ou quarta frase dela é "É MEU", aí você tem que ser o mais sereno possível e não negocie muito preço, sempre ressalte as qualidades que a fizeram ligar para você, geralmente você conseguirá vender pelo ideal.
Se quiser agradar, dá um descontinho, mas acima do preço intermediário.
Negociar com homem pode ser mais difícil, eles vão questionar tudo, vão brigar no preço até a ultima hora e vão te fazer uma contra proposta que vai te deixar até ofendido, mas mantenha o propósito dos valores, não venda pro primeiro homem que aparecer se ele quiser pagar só o seu mínimo e reze para uma mulher te ligar, hehehehehe.
E por fim, se concluiu a negociação, não descarte os outros interessados. Diga que já tem alguém vindo buscar pelo preço ideal (mesmo que não seja), mas que se a pessoa não aparecer até tal hora, você entrará em contato. Como a pessoa já viu que tem interessados, você também poderá conseguir fechar pelo preço ideal.
É isso, eu recomendo que venda somente o que for extremamente necessário, pois você dificilmente saberá quando e como vai voltar pro Brasil, e que não conte com o dinheiro dessas vendas no planejamento da sua viagem, deixe esse dinheiro para gastos extras (que vão aparecer, e muito).
Baumtambém? Boas vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário