quarta-feira, julho 29, 2015

Seguro saúde, um mistério para desvendar

Oi galera!

           

Hoje estamos aqui para falar sobre esse assunto que em algum momento deixa todos os intercambistas cheios de dúvidas, o famoso Seguro Saúde. 





           Encontrar informações sobre este assunto não é fácil, estava a procura de comparativos, informações sobre cláusulas indispensáveis que devemos observar, cobertura e etc... e nada! Fiz pesquisas em blogs, sites de revistas especializadas em viagens e de corretoras de seguro e o que encontrei foram informações repetitivas e superficiais. Consegui encontrar comentários de usuários das duas seguradoras que eu vou citar e que eu percebi é que a quantidade de elogios e reclamações nas duas empresas foram equilibradas, depende muito da situação, do cliente e de um pouquinho de sorte também. Então resolvi fazer este post para colocar minhas impressões iniciais e a medida que obter mais informações farei posts complementares.

O que é Seguro Saúde?


           É comum alguns chamarem Seguro Viagem de Assistência Viagem, Assistência Médica Internacional, ou ainda, Seguro Saúde para viagem. O Seguro Saúde é um serviço de assistência ao viajante, e tem por finalidade cobrir custos relacionados a doenças e/ou acidentes, extravio de bagagens e outras coberturas. É válido durante um período pré-determinado escolhido no ato da compra.
        As coberturas variam de acordo com a companhia e o plano. A maioria dos seguros oferecem cobertura em caso de doença e acidentes, porém é muito comum os planos oferecerem outras coberturas, como bagagem, atraso de vôo, concierge, fiança e outros. 

Tratado de Schengen

      Se você está pensando em fazer intercâmbio na Europa, na certa vai ouvir falar vai ouvir falar desse tratado de nome complicado  que nada mais é que um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes. Quase 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça).
        Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos Países da Europa integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias. Mas por exigência do Tratado de Schengen, devem portar obrigatoriamente um Seguro Viagem com cobertura mínima de € 30.000,00. 

Apresentando os Produtos


     Nossa análise de seguro se resumiu em torno de dois produtos: o Seguro Euro Assist- GTA e o Young RLD - Assist Card. Veja nossa tabela comparativa dos principais benefícios e serviços:




Nossa Escolha

    Escolhemos o Young RLD da Assist Card, olhando a tabela penso que talvez não seja uma comparação justa pois os valores das coberturas são consideravelmente diferentes e o produto que escolhemos conta com um item a mais que pesou muito na minha decisão: cobertura para gravidez até a 26ª semana, vai que uma cegonha irlandesa resolve me visitar né!? Me senti mais segura sabendo que tenho esse recurso. Imagino que a empresa GTA também tenha um produto que ofereça uma cobertura com os mesmos valores e incluindo gravidez. Nossa ideia foi comparar esse produto específico que a maioria das agências oferecem para os intercambistas (Student Euro Assist-GTA) com o produto que a nossa agência nos ofereceu (Young RLD- Assist Card). Ainda não estou com minha apólice em mãos e acredito que quando pegar já estarei nas vésperas da viagem, quando chegarmos em Cork e tudo estiver tranquilo, vou atualizar este post com mais informações, mas acredito que mesmo assim só vamos ter uma noção da  eficiência (ou não) do produto quando precisarmos dele na prática.
     Por isso pessoal ao contratar um seguro viagem fiquem atentos as coberturas que cada plano oferece e as condições gerais da seguradora. Antes de viajar, estejam por dentro de todas as maneiras de acionar o seu seguro, e as formas de contato com o atendimento da seguradora em caso de necessidade.
       Se souberem de mais informações sobre este universo do Seguro Viagem não deixe de colocar nos comentários, vamos enriquecer o post pois esse assunto está realmente carente de informações. 

É isso, e como dizem os Looney Tunes... "That's all Folks!"


4 comentários:

  1. Pessoal, muito bom este post, muitas informações!
    Fiquei com uma dúvida: este seguro é o que as agências chamam de "Seguro obrigatório governamental", que já vem junto com os orçamentos das escolas de inglês? Ou este seria um seguro saúde a parte?
    Desculpe se estiver perguntando bobeira, mas realmente fiquei na dúvida!
    Bjos,
    Michelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este que falamos é sobre um seguro particular, a grande maioria faz e é altamente recomendado.
      O Seguro Governamental Irlandês é obrigatório caso você queira ficar mais de 3 meses na Irlanda e mudar o visto de turista para estudante, ele cobre emergências de saúde dentro da Irlanda.
      É vantajoso incluir esse seguro saúde particular pelos seguintes motivos:
      - Ele dá cobertura em toda a Europa (uma vez que você está na Irlanda, vai querer conhecer outros países da Europa, pois é muito fácil)
      - Ele te dá coberturas durante a sua viagem, em caso de extravio de malas ou cancelamento de vôos por exemplo (O Seguro Governamental só cobre coisas dentro da Irlanda)
      - Se vai fazer intercâmbio em outro país da Europa dentro do tratado (fica fora praticamente só Irlanda e Reino Unido), o seguro saúde particular passa a ser obrigatório

      Então estes são os motivos de praticamente todos adquirirem também o particular, e as pessoas acabam usando só o particular quando precisam, mesmo na Irlanda

      Espero ter dado uma esclarecida, se não ou se falei besteira, pode puxar a orelha, hehehe
      Obrigado pelo prestígio

      Alexandre

      Excluir
  2. Ah sim, entendi!
    Estes valores que vc apresentou na tabela, vc simulou através dos sites dos seguros? Os valores estão mesmo em reais?
    Pergunto pq estou em contato com uma agência que me informou que o GTA sairia por $1020 dólares!
    Obrigada novamente!
    Michelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco relativo Michelle pois depende do tempo que vai contratar.
      Os valores finais que colocamos são em Reais com duração de 6 meses. Eles cotam o valor por semana, mas quanto mais semanas você contratar, mais barato fica. Esse valor que te passaram, acredito ser para 12 meses.
      Nós optamos por contratar 6 meses agora e depois renovar de lá, pois acreditamos estar trabalhando nessa época para não descapitalizar tanto agora.

      Precisando pode perguntar, estamos aprendendo também, vamos trocando experiências

      Alexandre

      Excluir