Eaí, você do outro lado do cristal, baumtambém???
Muitas pessoas têm no seu carro, uma fonte de arrecadar grana para realizar seu intercâmbio, nosso caso não foi diferente.
No meu caso (Alexandre), foi mais difícil, pois eu era extremamente apegado ao meu carro. Já tive Gol, Uno, Clio, mas sou Fordeiro de coração. Era meu segundo Ford Ka e eu cuidava dele como um filho.
Sempre sonhei em ter um Fusion, mas as condições nunca me favoreceram, então tentei elevar meu Kazinho a um nível próximo, inclusive o apelidei de Mini Fusion, hehehehe.
Olha o vídeo emocionante que fiz pra anunciar meu carrinho...
Bom, mas o interesse desse post é dar umas dicas para vocês de como vender seu carro para juntar dinheiro pro seu intercâmbio, vamos lá.
Primeira coisa, prepare seu carro.
Tente arrumar o máximo de coisas possível, como arranhados e pintura queimada, um bom polimento resolve muito. Vão te chamar de louco pois acham que é jogar dinheiro fora, mas eu discordo, pois o estado em que vendi meu carro, consegui mais de 2 mil reais acima da faixa de preço dele
Confira todos os itens de segurança:
Confira cada lâmpada, extintor, triangulo, estepe e macaco, senão a vistoria reprova na hora e quem vai ter que pagar uma nova vistoria é você.
Dê uma boa lavada:
Inclua caixas de rodas e parte de baixo, mas não lave motor, muitos compradores torcerão o nariz ao ver o motor limpo demais.
Prepare boas fotos:
Parte externa, painel, velocímetro com quilometragem e motor são essenciais em qualquer anúncio, tire fotos também de coisas que vão agregar valor, como dvd, sensor de estacionamento, pneus em bom estado (conta muuuuuito).
Descreva bem seu carro:
Na hora de anunciar, enfatize muito os pontos positivos do seu carro em relação a outros do mesmo modelo ou categoria, é o que vai fazer o comprador escolher o seu em detrimento dos concorrentes.
O OLX é um excelente lugar para anunciar, coloque seu carro lá e prepare para não ter mais paz no telefone.
Elabore seu preço:
Pra mim, a parte mais importante. Elabore 3 preços,
O ideal - que você acha que pode conseguir
O negociável - o choro do comprador, veja o quanto você pode abaixar do valor ideal e ainda ficar bom pra você.
O mínimo - É o preço do desespero, aquele que você vai aceitar quando você tiver sem esperança de conseguir mais proposta, mas mantenha o preço ideal, só aceite o mínimo dentro de uma negociação, nunca divulgue.
Prepare para se decepcionar:
As primeiras propostas serão desanimadoras, deprimentes. Se você está pedindo uns 15.000, por exemplo, prepare para ouvir 11, ou 12. Mas tenha paciência, você vai achar alguém que vai se apaixonar pelo seu carro e pagar o que você pede (ou quase isso).
Sobre os custos e passos:
Despesas de cartório, vistoria, transferência são por conta do comprador, não faça graça pra ninguém. Inicie esse processo assim que receber a grana, mas a vistoria pode ser feita antes de receber, é bom até para o comprador sentir confiança em você, mas não assine e registre o recibo antes de ter certeza que o dinheiro tá na conta. Se possível, acompanhe o comprador até a transferência, para ter certeza de que ele fez isso e não cheguem surpresinhas pra você nos correios.
Conselho.
Evite criar laços mais fortes com o comprador como facebook, pois senão ele vai ficar no seu pé com qualquer coisinha que aparecer no carro.
É isso, entregue a chave e já encaminhe a grana para os custos do intercâmbio, antes que ele evapore...
Me conte sua experiência aí nos comentários... Valeu demais
Nenhum comentário:
Postar um comentário