E aí você do outro lado do cristal, baumtambém?
Bom, hoje vamos falar de uma das primeiras coisas que necessitamos fazer na nossa chegada, abrir a conta no banco. Vou tentar colocar os nomes e expressões em inglês pra facilitar você que está num nível mais básico (lembre-se, também sou estudante, pode ser que meu inglês não seja o melhor mas tem resolvido), esperamos que ajude.
Vamos falar do Bank of Ireland, que é o banco com o qual a Griffith College trabalhava na época, mas os detalhes não vão mudar muito em relação aos outros bancos, acredito eu.
No primeiro dia de aula, geralmente é uma apresentação da escola, do staff e dos procedimentos que serão feitos a partir daquele momento, nesse dia, você vai perguntar sobre a carta do banco (Bank Letter), que é uma carta com seus dados, endereço na Irlanda, atestando que você estuda na escola e está autorizado a abrir uma conta de estudante no referido banco.
Tendo a carta na mão, dirija-se ao banco portando também seu passaporte. No caso do Bank of Ireland (ao menos em Cork), você deve se dirigir para baixo de uma placa dizendo para você aguardar atendimento(INGLES). Em pouco tempo, um atendente do banco irá até você lhe perguntando o que você precisa(Can I help you?).
Você diz que você é estudante e precisa abrir uma conta no banco:
Hello, I am student and I need to open a bank account.
No caso do Bank of Ireland, é possível que eles precisem agendar (Appointment), geralmente para o outro dia, se isso acontecer, eles vão te perguntar o período do dia que fica bom pra você (Time of the day, Morning? Afternoon?), aí você responda de acordo com sua necessidade.
Voltando no outro dia, na hora combinada (ou caso seja feita a abertura da conta no mesmo dia), você vai pra uma sala com um bancário, entregue a Bank Letter e o passaporte. Ele vai começar a preencher um punhado de coisa e vai pedir pra você escrever num papel algumas informações como nome completo (Full Name), data de nascimento (Date of Birth ou DOB), telefone irlandês (08...) e e-mail. Peça sempre pra ver como ele tá escrevendo seus dados, principalmente o nome, pois se estiver errado, dá muito trabalho pra arrumar depois. (Can I see how my name was written?)
E vai começar a te perguntar algumas coisas tipo, como você ganhou esse dinheiro no Brasil (How did you earn your money in your country?), você responde, trabalhando (working), meu pai me deu (from my dad!), sei lá, vai depender do seu caso.
Depois disso, ele vai pedir pra você fazer um depósito (Lodgement) de 5 euros para certificar a abertura da conta, com ele mesmo, não precisa ir no caixa, ele faz manualmente e te entrega um comprovante.
Ele vai te entregar um cartão de papel com o número da sua conta, para caso você precise de operá-la antes da chegada do cartão. Sua conta estará aberta em 24 horas e você receberá um torpedo (Text) avisando. A senha geralmente chega em 6 ou 7 dias, e no outro dia, o cartão, com 90% das pessoas foi assim. Podendo variar de banco pra banco, de cidade pra cidade.
No próximo post falaremos sobre os procedimentos depois da chegada do cartão e solicitar seu full statement pra ir à Garda para prolongar o visto.
UPDATE!!!!!!
Pessoal, até pouco tempo atrás os procedimento para abertura de conta para estudante nos dois bancos irlandeses que fazem convênio com as escolas eram bem parecidos, mas atualmente os procedimentos sofreram algumas mudanças. Se a sua escola for conveniada com o Bank of Ireland nada mudou, o procedimento permanece como descrevemos nesse post. Se a sua escola tem convênio com o Banco AIB você não conseguirá abrir uma conta bancária até fazer o seu registro no PPS (PIS irlandês), mas foi criando um procedimento chamado Bank Draft onde o aluno deverá fazer o depósito do seu dinheiro (3.000 Euros) na conta da sua respectiva escola e a escola fará um documento diferente para que você apresente na Garda para dar entrada no seu processo de visto.
Até mais...
Olá, bacana um post explicando sobre uma coisa tão simples mas tão essencial. Gostaria de deixar minha opinião também, abri minha conta no Bank of Ireland, foi muito rápido mas depois, pra atualizar meu endereço, quando mudei de casa foi muito complicado. Eles não aceitavam a carta do PPS nem a carta do meu landlord. Caí num certo looping da burocracia pra atualizar meu endereço na GARDA também, que era meu principal objetivo. Já o AIB sempre ouvi falar bem, que era fácil e mais simples, pra atualizar o endereço você vai num tipo de totem na agência e faz você mesmo. Ah, detalhe, minha conta no BOI tem uma taxa de 5 euros trimestrais, coisa que o AIB não tem.
ResponderExcluirOlá! Nos precisamos mudar nosso endereço no BOI e foi bem simples, fomos pessoalmente a nossa agencia, com a carta do landlord e a atendente nos explicou que poderiamos fazer esse procedimento usando o 365 online, chagamos em casa e fizemos o procedimento on line e foi simples e rápido. Para mudar o endereço na Garda também utilizamos este mesmo documento. Entramos na fila correspondente e quando chegou a nossa vez fomos atendidos juntos e o procedimento não demorou 10 minutos. Cada dia que passa tenho mais certeza que a Irlanda não tem um padrão, vai da "sorte" de cada um. Ah, não pagamos nenhuma taxa mensal, acho que a cobrança de taxa depende da negociaçao da escola com o banco.
ResponderExcluir