domingo, junho 05, 2016

Cork- Falando de utilidades básicas

E aí galera do outro lado do cristal, baum também!? 

Estamos prestes a completar 10 meses aqui na nossa linda cidade (o tempo voa) e nosso post de hoje traz alguns detalhes técnicos pra vocês. Segundo o último levantamento oficial apresentado pelas Nações Unidas em 2011 o condado de Cork possui aproximadamente meio milhão de habitantes. A capital Cork City é uma cidade de médio porte, o centro é cercado por bairros residenciais super charmosos e bem estruturados que oferecem aos seus residentes restaurantes, pubs, lojas de conveniência, posto do correio e farmácias, oferecendo aos seus moradores a praticidade de não se deslocar ao centro sempre.

MEIOS DE TRANSPORTE

Cork possui uma quantidade significativa de carros, é muito comum vermos dois ou mais veículos nas garagens residenciais. Os condutores de carros e ônibus em geral, são atenciosos com pedestres e ciclistas mas entre eles costumam ser bem estressadinhos, frequentemente você ouvirá o som das buzinas frenéticas enquanto estiver na rua, pontos de engarrafamento na hora do rush também são frequentes.
Além do carro as pessoas utilizam: bicicletas particulares e coletivas (instruções para inscrição aqui) ônibus e trem. Por morarmos no centro utilizamos transporte coletivo de vez em quando, aparentemente os ônibus tem um sistema bem organizado e que conta com bastante acessibilidade. Os motoristas são muito cordiais e não me lembro de ver nenhum ônibus super lotado, mesmo em horários de pico. Apesar de alguns pontos e aplicativos informarem o tempo de espera, já ouvimos relatos sobre atrasos.



SEGURANÇA

Esse é com certeza a característica de Cork que mais admiramos. Temos vários episódios que poderíamos relatar pra vocês mas infelizmente prolongaria muito esse post, que já vai ficar bem longo (quem sabe podemos contar num vídeo, né!?). Mas em resumo, saimos muito e já caminhamos por uma hora e meia, altas horas da madrugada, carregando bolsa e mochila, com celular, carteira, câmera e não nos sentimos em perigo em nenhum momento. Eu, Brenda, ando sozinha na cidade em dias e horários variados e me sinto muito segura. Não podemos afirmar que aqui não acontece nada porque não estamos em todos os lugares o tempo todo, mas o que podemos dizer é que sentimos diariamente uma liberdade e segurança que nunca sentimos antes.

SAÚDE

O sistema de saúde da irlanda é um ponto fraco, que precisa evoluir urgentemente e aqui em Cork não é diferente. Não utilizamos nenhum serviço médico ainda mas em uma breve pesquisa descobrimos que os hospitais dão prioridade para casos de emergência (emergência mesmo, quase morrendo) se você chegar com uma cólica de rins por exemplo, poderá esperar por até 11 horas para serem atendidos. O mais indicado quando você está com algum problema de saúde é que você vá para o GP (General Practitioner) mais próximo. Os GP são pequenas clínicas particulares onde atendem os Clínicos Gerais.Para procurar um GP na sua região consulte http://www.icgp.ie/go/find_a_gp . Você também pode saber mais informações sobre saúde em Cork AQUI


ODONTOLOGIA

O serviços odontológicos aqui na Irlanda são geralmente bem caros, infelizmente precisamos recorrer a um dentista logo no nosso primeiro mês aqui e por indicação de um amigo descobrimos que fazer um tratamento no hospital da Universidade de Cork é beeeeem mais em conta, a desvantagem é que dependendo do seu problema o tratamento pode ser muito longo.  Logo logo vamos fazer um post contando todos os detalhes pra vocês, aguardem.

SUPERMERCADOS

Podemos dizer que aqui na Irlanda temos 4 categorias de supermercados:

  • Populares: Tesco, Lidl, Aldi, Euro Giant e Dealz
  • Alto Padrão: Dunnes, Super Valu e Marks & Spencer
  • Lojas de conveniência: Centra, Daybreak e Spar
  • Mercadinhos Étnicos com produtos de várias regiões/ países, menos do Brasil. =(
Essa parte com certeza não será um problema, tenho certeza que vocês não veem a hora de de fazer umas comprinhas no Tesco. E falando nesse assunto, vocês já assistiram nosso vídeo sobre supermercados!? Não!? Então bora pro link 

FARMÁCIAS

Assim como os supermercados, outra coisa que não falta aqui é farmácia. uma coisa que eu achei muito interessante é a quantidade de farmácias de produtos naturais (na nossa cidade tem uma farmácia do lado da outra, mas dá pra contar as farmácias homeopáticas nos dedos de uma mão).
Algumas farmácias são pequenas e tem uma "cara" mais normal, outras são enormes e tem remédios, quiosques de maquiagens de marcas famosas, equipamentos de beleza, acessórios, perfumes, etc...



LAZER

Esse é um assunto que com certeza merece um post exclusivo mas vamos fazer uma introdução. A cidade é cercada de Restaurantes, cafés e pubs é claro! Cork também surpreende por uma boa quantidade de salas de cinema. Além disso a cidade conta com parques, castelo, igrejas lindas, um forte, galerias de arte, museus e a UCC (University College Cork) uma universidade que é uma atração a parte. Também podemos mencionar as diversas cidadezinhas ao redor de Cork City que são um verdadeiro charme, vale a pena conhecer cada vila, tem sempre algo que pode te surpreender
.

ATIVIDADES CULTURAIS

Ficamos muito surpresos com a vida cultural intensa com eventos e festivais dos mais variados tipos que Cork no oferece diariamente, chegamos aqui em Agosto e ainda sim conseguimos participar de vários eventos como o Culture Night , o Halloween , o Cork Jazz Festival e o Glow. Já estamos com um pé no verão e com certeza tem muuuuuita com legal pra acontecer, uma cobertura completa pra vocês.


COMPRAS 

Cork possui um centro de compras variado, os Shopping Centers não são grandes mas no centro da cidade você pode encontrar famosas lojas de departamentos sendo 3 delas multimarcas, lojas de cosméticos, acessórios, eletrônicos, calçados, artigos esportivos, grandes livrarias, joalherias, lojas de presentes e souvenir etc. Resumindo: vai ser muito difícil sair de Cork "com as mãos abanando" se prepare para não cair em tentação.

É isso pessoal, mesmo sem aprofundar muito nos assuntos o post ficou um pouco longo mas a intenção é falar da cidade de uma forma mais generalizada, espero que tenham gostado. Abraços. Brenda.
Leia Mais ››

quinta-feira, junho 02, 2016

Conheça a Cork English World

E aí galera do outro lado do cristal, baumtambem?

Uma das decisões mais complicadas é a escolha da escola que vai estudar aqui em Cork, então, tá aí mais uma pra vocês.






Leia Mais ››

Conheça a ACET

 E aí você do outro lado do cristal, baumtambem?

Da série Escolas de Inglês em Cork, chegou a hora de conhecer a ACET, vocês vão se surpreender.







Leia Mais ››

Conheça a Cork English Academy



E aí galera do outro lado do cristal, baumtambem?

Chegou a hora de conhecermos a CEA (Cork English Academy) e o que ela tem pra te oferecer, confira no vídeo:





Leia Mais ››

Abrindo a conta no banco


E aí você do outro lado do cristal, baumtambém?

Bom, hoje vamos falar de uma das primeiras coisas que necessitamos fazer na nossa chegada, abrir a conta no banco. Vou tentar colocar os nomes e expressões em inglês pra facilitar você que está num nível mais básico (lembre-se, também sou estudante, pode ser que meu inglês não seja o melhor mas tem resolvido), esperamos que ajude.
Vamos falar do Bank of Ireland, que é o banco com o qual a Griffith College trabalhava na época, mas os detalhes não vão mudar muito em relação aos outros bancos, acredito eu.
No primeiro dia de aula, geralmente é uma apresentação da escola, do staff e dos procedimentos que serão feitos a partir daquele momento, nesse dia, você vai perguntar sobre a carta do banco (Bank Letter), que é uma carta com seus dados, endereço na Irlanda, atestando que você estuda na escola e está autorizado a abrir uma conta de estudante no referido banco.
Tendo a carta na mão, dirija-se ao banco portando também seu passaporte. No caso do Bank of Ireland (ao menos em Cork), você deve se dirigir para baixo de uma placa dizendo para você aguardar atendimento(INGLES). Em pouco tempo, um atendente do banco irá até você lhe perguntando o que você precisa(Can I help you?).
Você diz que você é estudante e precisa abrir uma conta no banco:
Hello, I am student and I need to open a bank account.
No caso do Bank of Ireland, é possível que eles precisem agendar (Appointment), geralmente para o outro dia, se isso acontecer, eles vão te perguntar o período do dia que fica bom pra você (Time of the day, Morning? Afternoon?), aí você responda de acordo com sua necessidade.
Voltando no outro dia, na hora combinada (ou caso seja feita a abertura da conta no mesmo dia), você vai pra uma sala com um bancário, entregue a Bank Letter e o passaporte. Ele vai começar a preencher um punhado de coisa e vai pedir pra você escrever num papel algumas informações como nome completo (Full Name), data de nascimento (Date of Birth ou DOB), telefone irlandês (08...) e e-mail. Peça sempre pra ver como ele tá escrevendo seus dados, principalmente o nome, pois se estiver errado, dá muito trabalho pra arrumar depois. (Can I see how my name was written?)
E vai começar a te perguntar algumas coisas tipo, como você ganhou esse dinheiro no Brasil (How did you earn your money in your country?), você responde, trabalhando (working), meu pai me deu (from my dad!), sei lá, vai depender do seu caso.
Depois disso, ele vai pedir pra você fazer um depósito (Lodgement) de 5 euros para certificar a abertura da conta, com ele mesmo, não precisa ir no caixa, ele faz manualmente e te entrega um comprovante.
Ele vai te entregar um cartão de papel com o número da sua conta, para caso você precise de operá-la antes da chegada do cartão. Sua conta estará aberta em 24 horas e você receberá um torpedo (Text) avisando. A senha geralmente chega em 6 ou 7 dias, e no outro dia, o cartão, com 90% das pessoas foi assim. Podendo variar de banco pra banco, de cidade pra cidade.
No próximo post falaremos sobre os procedimentos depois da chegada do cartão e solicitar seu full statement pra ir à Garda para prolongar o visto.

UPDATE!!!!!!

Pessoal, até pouco tempo atrás os procedimento para abertura de conta para estudante nos dois bancos irlandeses que fazem convênio com as escolas eram bem parecidos, mas atualmente os procedimentos sofreram algumas mudanças. Se a sua escola for conveniada com o Bank of Ireland nada mudou, o procedimento permanece como descrevemos nesse post. Se a sua escola tem convênio com o Banco AIB você não conseguirá abrir uma conta bancária até fazer o seu registro no PPS (PIS irlandês), mas foi criando um procedimento chamado Bank Draft onde o aluno deverá fazer o depósito do seu dinheiro (3.000 Euros) na conta da sua respectiva escola e a escola fará um documento diferente para que você apresente na Garda para dar entrada no seu processo de visto.

Até mais...
Leia Mais ››

terça-feira, abril 12, 2016

5 Lugares que queremos visitar no verão

Oi pessoal! 
A primavera finalmente chegou e nós estamos eufóricos a espera do nosso primeiro verão completo (pegamos o finalzinho no ano passado). O dias de sol começam a repetir na "previsão" do tempo semanal e o clima de alegria já está no ar. Como ansiosa que sou resolvi fazer uma listinha básica de 5 lugares que nós queremos visitar na estação mais "quente" da Ilha Esmeralda... lápis e papel na mão!? Vem ver!!!


1- Blarney Castle  (VISITADO)

Oito meses vivendo aqui e ainda não conhecemos um dos castelos mais famosos da Irlanda que está localizado a 8 quilômetros do centro de Cork. Além de uma paisagem maravilhosa o castelo tem algumas atrações, a principal delas é o "Beijo na pedra da eloquência" reza a lenda que após beijar a pedra as pessoas adquirem ou aprimoram a "capacidade de falar e expressar-se com desenvoltura" ou seja, é tudo que nós que viemos aqui pra estudar um novo idioma estamos procurando né!? Uns beijam com vontade, outros só querem aquela famosa foto, alguns passam direto e nós ainda temos dúvidas... será???

UPDATE: Fizemos a visita e definitivamente NÃO beijamos a pedra. HAHAHA



2- Cliffs of Moher

O ponto turístico mais famoso da Irlanda! Eu, Brenda, conheci o Cliffs em novembro em um passeio da escola e o Alexandre não pode ir por motivo de trabalho, sem ele a visita não teve muita graça pois eu não tinha meu "personal photografator tabajara" comigo, então é claro que nós precisamos ir até lá! Brincadeira geeente, o Cliffs é um lugar maravilhoso e o todo mundo (inclusive o Alexandre que tem medo de altura) DEVE conhecer. A visita com a escola foi legal mas confesso que tivemos alguns pontos negativos como o clima: estava muito frio e nublado e como tinha chovido muito alguns dias antes, encontramos grandes poças d'agua e muito, muito, muuuuuuuito barro, daqueles de "atolar" mesmo, sem contar que barro e beira de precipício não são combinações seguras. Outra coisa que me chateou bastante foi o curto espaço de tempo: o lugar é lindo e gi-gan-tes-co, como fazer uma visita dessas com tempo cronometrado no relógio!? Impossível! Quando finalmente me livrei da maldita lama e ia começar a vislumbrar a paisagem, adivinhem... hora de ir! Tá aí uma dica que já vou dar pra vocês, se tiverem a oportunidade de irem por sua conta, vai, é a melhor coisa que você irá fazer, ir com escola é legal pela experiência de fazer algo com a galera e talz mas aproveitar a atração mesmo acho pouco provável. Uma amiga foi através de uma empresa de turismo aqui de Cork e também teve limitações. Chame os amigos, alugue um carro e vai ser feliz!



3-Killarney National Park

Mais um lugar lindo e cheio de atrações o parque fica localizado na província de Munster em Co, fica a aproximadamente 88 Km de Cork e 308 Km de Dublin, Kerry, minha idéia era descrever as atividades que tem por lá mas esta parte do site deles está em manutenção... mais sei que o local oferece locação de bikes e outros tipos de passeios, tem tanta coisa pra ver que eu não sei por onde vamos começar, já posso ir amanhã!?



4- Kinsale (VISITADO)

Kinsale é uma pequena cidade portuária localizada aqui em Cork Co. a 25 km de Cork City, por ter essa característica, sua população de pouco mais de 2.200 habitantes costuma a aumentar substancialmente nos meses de verão. É outro caso de atração que está aqui do lado e nós ainda não visitamos. Por incrível que pareça a CIDADE  possui um site Com-ple-tís-si-mo (tá certo? tô desaprendendo português, que vergonha) e suuuuper atualizado! Segue o link: www.kinsale.ie
Sério gente, eu tô chocada, principalmente por ser formada e pós graduada área de Hotelaria/Turismo e tá acostumada com a realidade precária do meu estado, ver isso pra uma micro cidade de 2.000 habitantes é emocionante. Além da cidade que é um charme, o que eu estou mais curiosa pra conhecer é o Charles Fort que fica um pouco afastado da cidade (40 min. de caminhada aproximadamente), além de ser uma atração cheia de história é muito bonita, dá pra tirar fotos maravilhosas lá.



5- Galway

A quarta maior cidade da Irlanda tem diversas atrações no período do verão e além das atrações na capital o condado é cercado de atrações como a baía de Galway, o distrito de Connemara, algumas ilhas, o Gaeltacht  e outras coisas mais.



É isso galera, espero que o sol brilhe e os salários que ganhamos tão "suadamente" nos Aupairs e Kitchen Porter da vida nos proporcione diversos passeios como esses. Afinal, somos todos filhos de Deus e não estamos aqui só pra ralar né!? Uma linda e florida Primavera e um verão "caloroso" para todos nós! =)


Leia Mais ››

terça-feira, abril 05, 2016

Saúde em Cork

Oi pessoal, baumtambém!? 










Um post puxa outro e fazendo uma pesquisa para um post bem legal sobre coisas importantes aqui em Cork acabei me deparando com diversos materiais bem interessantes falando sobre o "sistema de saúde" aqui na Irlanda. E como nós desse blog vivemos em função de deixar a vida de vocês mais prática, fizemos este post com as informações que achamos mais relevantes.




O sistema de saúde irlandês

O sistema de saúde irlandês divide-se em serviços públicos e privados. Ambos são oferecidos pelos GPs, e o Health Service Executive (Serviço Executivo de Saúde), HSE, é responsável por oferecer serviços de saúde pública e comunitária. Existem três tipos de hospitais: hospitais do HSE, hospitais voluntários e hospitais privados. Para um guia mais abrangente do Sistema de Saúde Irlandês, acesse www.hse.ie

Serviços do GP

O que é um GP (General Practitioner)?

Um clínico geral (GP) é um médico que presta serviços de saúde às pessoas em seu consultório ou na casa do paciente, você precisará pagar pelo serviço. Não existem valores definidos na Irlanda para os serviços dos GPs. Se desejar verificar os custos, entre em contato direto com o médico local. No momento, os honorários são de aproximadamente € 60 por consulta.

Tratamento hospitalar

Se eu sofrer um acidente sério ou ficar muito doente de repente, posso recorrer ao ED (Emergency Department) de um hospital?



Qualquer pessoa na Irlanda, durante uma emergência médica, tem direito de ser atendido no Departamento de emergência. Um paciente atendido no Departamento de Emergência será tratado e liberado ou será internado.

Observação: Cada hospital trata doenças e emergências diferentes. Por exemplo: maternidades tratam apenas de emergências relacionadas à maternidade, enquanto hospitais gerais tratam da maioria das emergências.

O que são serviços ambulatoriais e com internação?

Serviços ambulatoriais (out-patient) geralmente incluem serviços do Departamento de Emergência, além de serviços planejados, como por exemplo avaliação de um especialista ou avaliações diagnósticas como raios-X, exames laboratoriais e fisioterapia.
Em geral, você pode se encaminhar ao Departamento de Emergência de um hospital público ou voluntário. Você não pagará as despesas do hospital se for encaminhado por um GP. Você não precisa pagar o serviço de consulta, mas não pode escolher o médico. Se for um paciente particular, você pode escolher o médico.
Se estiver em um leito público, sob o cuidado de um médico para tratamento, e passar a noite no hospital, você está recebendo serviços de internação. Se não passar a noite, está recebendo serviços diários.





Quais despesas eu terei que pagar se for a um hospital na Irlanda?

Depende das suas circunstâncias pessoais e se está acessando serviços ambulatoriais ou de internação.
Despesas ambulatoriais
Se você for atendido no ambulatório ou no Departamento de Emergência de um hospital público sem encaminhamento de seu GP, você pagará € 100. Se você precisar retornar para outras consultas relacionadas à mesma doença ou acidente, não precisa pagar novamente.
Despesas e internação e serviços diários
O valor para serviços de internação/diários é de € 75 por dia, até o valor máximo de € 750 em um ano.
Serviços de maternidade e pediatria
O Health Service Executive (Serviço Executivo de Saúde) oferece serviços gratuitos relacionados à maternidade, por todo o período da gestação e 6 semanas após o parto. O serviço é prestado pelo seu GP. Você deve ser residente normal na Irlanda para se beneficiar deste serviço.




Saúde privada
Além do seguro viagem privado que dependendo da sua apólice pode cobrir diversas situações médicas, você pode desfrutar também da saúde privada se puder pagar diretamente por ela ou se estiver coberto por um plano de saúde particular. Os Planos de saúde particular aqui tem a mesma característica básica dos planos de saúde que conhecemos no Brasil, oferecendo serviços exclusivos para saúde. Não confundam com seguro saúde privado que é beeeem diferente, pois estes podem oferecer diversos serviços além dos que envolvem saúde, como seguro de bagagens e repatriação sanitária por exemplo. É prática comum que não haja cobertura imediata do plano de saúde particular para doenças existentes antes da adesão ao plano de saúde particular. A restrição pode ser revogada seguindo-se os períodos de associação contínua abaixo: 5 anos para membros com menos de 55 anos; 7 anos para membros com 55 a 59 anos; 10 anos para membros a partir de 60 anos.

Desejo contratar um plano de saúde particular, como proceder?

Você pode entrar em contato com um dos três planos de saúde particulares da Irlanda.

VHI (Voluntary Health Insurance): www.vhihealthcare.ie
Laya Healthcare: www.layahealthcare.ie
Aviva Health: www.avivahealth.ie




Nossa experiência:


Eu estive em um GP no início do mês de fevereiro, meu seguro saúde privado que eu contratei no Brasil tinha acabado de vencer. Eu estava na segunda semana trabalhando como Au Pair e tive uma crise de Bronquite, a mãe da família me levou ao médico (GP) e pagou minha consulta (€ 60 por uma consulta que não durou nem 10 minutos e o médico não solicitou nenhum exame) tomei um xarope e um antibiótico de acordo com que ele me receitou e duas semanas depois eu estava curada, essa foi a minha sorte.

E o famoso Seguro Governamental!?

O seguro governamental é o seguro que somos obrigados a fazer para conseguir o visto de Estudante na Irlanda, é um seguro mais barato que um seguro viagem privado e que consequentemente não te oferece muitos recursos. Em primeiro lugar ele só cobre procedimentos médicos a partir de 90 Euros, ou seja, uma consulta simples como a minha não teria cobertura. Em segundo lugar, como ele não cobre consultas no GP, em caso de algo mais sério, você deve se dirigir a um hospital e aguardar por muuuuitas horas para ser atendido... já ouvimos relatos de pessoas que esperaram por mais de 6 horas.

É isso pessoal. Lembramos também que se você assim como nós contratou um serviço de seguro viagem privado, alguns serviços médicos podem estar inclusos, entre em contato com sua companhia antes de procurar o médico, no caso de emergências e/ou inconsciência, entre em contato o mais rápido possível assim que tiver condições. Espero que seja um post útil. Abraços!!! Brenda =)


Leia Mais ››

quinta-feira, março 03, 2016

Places to Go - Rockin' Joes

E aí galera do outro lado do cristal, baumtambem???









Hoje, no nosso canal do Youtube, mostraremos pra vocês o Rockin' Joes. Uma sanduicheria que amamos aqui em Cork.
Assistam ao video aqui...



Como falamos no vídeo, existe uma promoção até o final de Março/16 e você pode baixar clicando no voucher abaixo, aí é só mostrar lá e pagar barato!!!

Compartilhe com seus amigos!!!

Esperamos que tenha curtido. Até a próxima
Leia Mais ››